Namaste: Significado e origem


A origem da palavra Namaste ou sua forma mais formal Namaskar vem do sânscrito e que de forma geral significa “eu me curvo diante de ti”.

É uma saudação, com sentido de reverência e é muito comum escutar um segundo significado: “o Deus que habita em mim, saúda o Deus que habita em você”.

Me refiro como sendo a grande saudação, porque é possível identificar um sentimento de respeito e humildade. Quando uma pessoa pronuncia essa saudação, ela está dizendo: “Eu reverencio a presença do Ser em você, do divino em você e o comtemplo”. Muito mais profundo do que um “Bom dia!” ou um “Se cuida”.

Isso nos traz a compreensão da importância de se reverenciar tudo o que é divino, e tudo o que nos cerca é divino: você, eu, a natureza e toda a criação.

Mas além da palavra, muitas vezes essa saudação vem acompanha do gesto de mãos, o Anjali Mudra. Isso mesmo!

Namastê é a pronuncia da saudação, que acompanha um atitude respeitosa que é o gesto das mãos colocadas sempre na altura do Chakra Cardíaco, além do de curvar a cabeça para frente e fechar os olhos.

Qual a sua importância?

Esse cumprimento estabelece uma conexão entre as pessoas para que elas se harmonizem energeticamente e que mantenham esse sentimento de união que vem do coração, união através do amor divino, demonstrando uma mudança de consciência.

Aila Maronna.

7 visualizações0 comentário