Meditação e o Cérebro


Já conhecemos alguns benefícios da meditação como relaxamento, diminuição do estresse. Mas como falo para os meus alunos, esses são os benefícios mais “rasos”. A meditação é uma prática que vai muito além disso!


Meditação é transformação de vida. E como isso acontece? Vou explicar cientificamente.

A meditação é uma prática que tem a capacidade de influenciar na capacidade do cérebro de se adaptar as mudanças. Conhecida como Neuroplasticidade ou plasticidade neural, essa habilidade reorganiza os circuitos neurais, realizando novas sinapses e é capaz de moldar níveis estruturais do cérebro.


A neuroplasticidade permite que nossa estrutura neural seja maleável. Sim! Isso é possível. Nosso cérebro é como uma esponja, que se molda e absorve informações o tempo todo. A neuroplasticidade é responsável por remodelar pensamentos, vivências, emoções, comportamentos, traumas, crenças e necessidades pessoais.


Por isso que quando começamos a meditar, começamos a ter uma visão diferente da vida. Não é mágica! A meditação é como se fosse o exercício físico do cérebro que atua diretamente na neuroplasticidade remodelando toda a sua consciência, desenvolvendo autoconhecimento, inteligência emocional, curando traumas, reestabelecendo crenças e vivências e por isso você tem a diminuição do estresse e da ansiedade.


Meditação não é algo paliativo tipo, vou ali me sentar para meditar e relaxar um pouco. Não funciona como remédio! A meditação não age no efeito e sim na causa, de forma profunda, remodelando seu cérebro e te trazendo bem-estar e qualidade de vida, principalmente emocional e mental.


Aila Maronna.

0 visualização0 comentário