top of page

Diferença entre meditação e sono

A principal diferença entre mediação e sono está em sua consciência.


Quando você está meditando, está ciente do que está acontecendo ao seu redor; além disso, você está conscientemente no momento presente. No entanto, quando você está dormindo, não está ciente do que está acontecendo ao seu redor. Além disso, outra diferença entre meditação e sono é que a meditação envolve uma mente consciente e subconsciente, enquanto o sono envolve uma mente subconsciente e inconsciente. E dessa forma, as ondas cerebrais predominantes em cada uma (sono e meditação) são diferentes.

Mas é normal dormir em algumas meditações? Sim! Totalmente. Isso acontece devido ao relaxamento que a meditação exerce no seu mental, emocional e físico. Porém sono e meditação são estados completamente diferentes.


O estado meditativo é um estado de contemplação do ‘aqui e agora’. É um estado de observação alerta e de muita presença.


Se você dorme em toda meditação que faz, você está passando do estado meditativo e indo direto para o estado de sono.


O que eu indico: treine mais e se mantenha mais alerta. O que ajuda muito nesse processo é manter a postura sem alinhada. Isso manterá você mais focado no momento presente.


Aila Maronna.

30 visualizações0 comentário
bottom of page