A importância do autoconhecimento para sua vida pessoal e profissional:


Quem é você? O que você realmente deseja da vida?

Essas muitas vezes são perguntas difíceis de se responder. Somos seres complexos, com diferentes motivações que mudam no decorrer da nossa trajetória de vida.

Mas as vezes, responder essas perguntas se torna difícil porque não nos conhecemos e desejamos ser aquilo que as outras pessoas desejaram para nós.

Por não desenvolvermos o autoconhecimento, temos uma ideia limitada de quem somos e do nosso potencial. Nos apegamos a rótulos ou títulos para se definir (como diploma, profissão, local de trabalho etc) que nos restinguem ainda mais, principalmente quando achamos que precisamos deles para atingir a felicidade.

A principal importância do autoconhecimento é saber o que vale a pena, onde ou no que é importante investir seu tempo energia. Quem desenvolve o autoconhecimento não gasta seu tempo e sua energia à toa!

Assim, ter consciência das nossas características pessoais é importante porque elas serão refletidas em nossas preferências, estilos de vida, planos, objetivos, relações, hábitos e tipos de trabalho.

E isso é determinante para a nossa vida pessoal e para a nossa produtividade e satisfação no trabalho.

E qual é a melhor forma e mais simples de desenvolver o autoconhecimento? Meditando!

Aila Maronna.

4 visualizações1 comentário